quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Filho é raiz do coração


Foto: Maria Puppim Buzanovsky


Filho é raiz do coração. Com esta frase, a escritora Carolina Maria de Jesus, autora do clássico Quarto de Despejo, publicado em 1960, expressa sua visão poética sobre a maternidade. Carolina era negra, pobre, favelada e dedicava seus dias a ganhar o pão para seus filhos, a ler e a escrever sobre seu cotidiano. Sua principal preocupação era garantir uma vida digna aos seus filhos, coisa difícil para os pobres em nosso país. O diário de Carolina me inspira a levar a vida e a ver poesia mesmo nos momentos difíceis.

Grávida de 6 meses, aos 39 anos, 16 anos depois do nascimento da minha primeira filha, decidir criar este blog para dividir angústias, inspirações dicas e histórias sobre gravidez, amamentação, maternidade. Adoro ficar grávida e, se pudesse, teria parido muitos filhos. Acho que toda grávida carrega em si uma energia sagrada e deveria ser nosso direito a dedicação exclusiva a esse momento tão especial. No entanto, os compromissos ditados pela necessidade de ganhar a vida não permitem que nosso tempo seja um tempo de contemplação e espera. Se é certo que gravidez não é doença, e que me sinto muito bonita e bem disposta quando estou grávida, por outro lado, não me sinto "normal". O fluxo das emoções, as mudanças do corpo, as preocupações com o futuro, os medos, enfim, o ritmo da vida se torna outro.

De certo modo, contar histórias, escrever sensações, compartilhar experiências pode ser uma vitória, ainda que parcial, do tempo de gestar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário