sábado, 9 de outubro de 2010

Shantala


A Shantala é uma massagem feita no bebê e que foi divulgada pelo médico Frédérick Leboyer, pioneiro na defesa do parto humanizado. Shantala é o nome de uma mulher que ele conheceu na Índia. Ela era muito pobre e havia ficado paralítica, o que não a impedia de realizar massagens e alongamentos diários em seu bebê, intensificando o vínculo afetivo com ele e alimentando-o com seu amor de um jeito muito especial. A massagem, na concepção da medicina indiana, sobretudo no sistema Ayurvédico, tem função terapêutica e preventiva, sendo largamente utilizada naquele país.
Eu aprendi a fazer a Shantala quando estava grávida da minha filha, durante um curso de gestantes. Com ela ainda na minha barriga, eu já massegeava suas costas, pés e demais partes que conseguia identificar tocando meu ventre durante o banho. Quando ela estava com um mês de nascida, comecei a praticar a Shantala diariamente. O resultado foi um bebê calmo, que praticamente não teve cólicas (ela soltava os gases durante a massagem), que com um mês e 15 dias já sustentava a cabeça quando estava de bruços e que me olhava de um modo que nunca mais vou esquecer. Depois da massagem, um banho bem gostoso e relaxante, seguido de mamada e soninho. Era o melhor momento do dia, logo cedo. Tínhamos até uma música só nossa para essa hora.
Para quem quiser aprender, o melhor é procurar uma instrutora. Existem doulas que ensinam a técnica e mesmo cursos gratuitos. Dá para se ter uma boa idéia com o belíssimo livro do próprio Leboyer, intitulado Shantala: uma arte tradicional. Massagem para bebês. Além disso, existem vídeos na internet, como este http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/1,,15466,00.html#videoEmbeded. É importante ainda usar sempre óleo 100% vegetal. Nada de óleo Johnson´s e similiares, que são minerais e não são recomendados para a massagem.

A doula Gisele Muniz deu a dica do vídeo da Shantala original: http://www.youtube.com/watch?v=AFnPxgs2zns&NR=1

Vamos fazer Shantala!

2 comentários:

  1. querida, tem um vídeo da shantala original no youtube. vale à pena!

    ResponderExcluir
  2. querida,
    valeu a dica! já acrescentei no post. bjos,
    Adriana

    ResponderExcluir